ANTT realiza audiência pública em Salvador para discutir futuro concessão da FCA; saiba detalhes.

 

Foto Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmou nesta quarta-feira (2) que Salvador será uma das cidades a receber uma sessão sobre a renovação do contrato da FCA. O encontro, marcado para 15 de outubro, permitirá a Bahia participe das sessões sobre os investimentos e melhorias propostos para a ferrovia. 

 

O contrato de concessão da FCA está previsto para terminar em 2026, e a proposta de renovação estende sua vigência por mais 30 anos, com investimentos de quase R$ 24 bilhões. Vale lembra que Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) alertou sobre a possibilidade diversos trechos da FCA na Bahia podem ser paralisados, o que causando impactos negativos à economia local. 

 

A rodovia da FCA atravessa a Bahia, saindo de Corinto em Minas Gerais, passando por Urandi até chegar ao centro baiano em BrumadoDepois segue para Castro Alves, região da Baía de Todos-os-Santos, e sobe para o norte do estado, passando por Alagoinhas até Senhor do Bonfim, adentrando o estado de Pernambuco.

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou que o objetivo principal é coletar sugestões sobre a proposta de prorrogação do contrato da ferrovia. As sessões ocorrerão entre 7 e 21 de outubro em várias localidades pelo país. O relator do projeto declarou:  

 

“Readequamos o calendário para ouvir a maioria da sociedade afetada pela ferrovia, acrescentando encontros em regiões essenciais. Além das sessões públicas, também é possível enviar contribuições por escrito. Assim, a ANTT garante a participação da sociedade no processo de renovação contratual”, destaca o relator do projeto e direto da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

 

Com 7.856,8 km de extensão, a ferrovia atravessa estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação abrange 5.725 km de trilhos, incluindo os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.


Fonte Bahia Noticia

Comentários